22 novembro 2007

Ahn? Seleção?

“O brasileiro está louco para se apaixonar de novo pela seleção”

O marketing do Galvão Bueno já foi melhor. O chavão repetido por ele ao longo de todo o jogo da última quarta (21/11), no qual o Brasil ganhou do Uruguai por 2 a 1 com dois gols do corintiano de coração Luís Fabiano, tem cada vez menos sentido.

Praticamente ninguém mais tem tesão na seleção brasileira, e faz tempo. Não é por causa da última Copa, aquele show de vergonha alheia. Vem de antes, no mínimo desde a Copa de 1998. Ao menos, segundo o que observo no meu universo: todos torcem muito, mas muito mais para seus clubes do que para o Brasil. Ou você lembra bem da campanha da Copa América, meses atrás?

Quando se fala em seleção, a maioria dos fanáticos por futebol, na qual me incluo, se importa mais com a representatividade dos clubes na amarelinha que o próprio time de Dunga em si. Explico.

Depois do jogo, minhas conversas não são do tipo “o Gilberto foi mal na lateral” ou “o Kaká sumiu em campo”. São do tipo “viu que o Luís Fabiano, corintiano de coração, resolveu?”, ou “o Júlio César sentiu a sombra do Felipe, o goleiro-craque do Timão, e resolveu catar umas bolinhas”, ou ainda “o Robinho, aquele santista dos infernos, foi um brincalhão”. Eu quero saber muito mais de como o Corinthians contribui para o sucesso ou fracasso da seleção do que se a seleção de fato perdeu ou venceu.

E as razões para isso são muitas: desde a rivalidade – afinal 99% dos meus amigos são brasileiros, não vou ter quem zoar em caso de vitória – até o papelão ridículo de 2006, que mostrou o desinteresse de atletas e da própria cartolagem da CBF com o futebol da seleção. Se nem eles ligam, por que eu vou ligar?

I don't wanna test
I want to believe
The god damn singer wrote the song
Don't wanna hear a spokesman

6 Comentários:

Blogger Lilian disse...

Q inveja, ein? Tinha q ser o Luis Fabiano!!!

10:55 PM  
Blogger Luiz Felipe disse...

99% dos seus amigos são brasileiros?
E todos os outros, são de onde? Rep. Tcheca? Finlândia? Belize? Você tem um amigo em cada continente? Se sim, você conta a Oceania como um continente separado ou ela faz parte da Ásia? E você divide a América em do Sul, do Norte e Central, ou em Latina e Anglo-Saxônica? Não sei, fiquei curioso.

9:58 AM  
Anonymous Iberê Thenório disse...

O pior é que, com todos os fiadamãe jogando fora, nem esses comentários tem graça fazer... Haja cerveja!

1:48 AM  
Blogger MicheLLe disse...

Oi... achei um comentário seu num outro blog que sei lá porque recebi email de propaganda e resolvi olhar!Mas de qq maneira, achei bacana seu jeito de escrever!Abcs...

3:26 PM  
Blogger Thomaz Napoleão disse...

Eu concordo totalmente. E falando em fanatismo (ou fidelidade, que é quase igual), diz uma coisa, Paulo: o rebaixamento do Corinthians vai aumentar o diminuir a empolgação dos torcedores com o time? O Pacaembu vai lotar nos jogos contra Bragantino, CRB e Barueri? Não estou falando isso pra zoar; é curiosidade mesmo.

6:54 AM  
Blogger Paulo disse...

Napô, com certeza vai aumentar. Já deu pra ver nessa reta final da desgraça.

Michelle, volte sempre!!

8:37 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial